BLOG


Self Coaching - O que a vida lhe pede agora?

Self Coaching - O que a vida lhe pede agora?
21 de Agosto de 2018
Voltar

Um livro sobre autoconhecimento, coaching, selfcoaching e espiritualidade:


Resenha
 


I)                 OBRA


 


o livro:


 


DALLAGNOLO, P. S. Self Coaching: O que a vida lhe pede agora. Florianópolis: Insular, 2018.


 


II)               CREDENCIAIS DA AUTORA


 


Literatura sobre autoconhecimento, escrito por Priscila Schweitzer Dallagnolo, brasileira, trabalha com gestão de empresa e pessoas por mais de quinze anos, empresária, coach, conduzindo processos de excelência interior em coaching de vida e carreira e mentoria holística. Esse livro é o segundo livro da autora que também publicou: “Eu mudei e assim meu mundo mudou: um guia sobre a busca da positividade”.


 


III)             CONCLUSÕES


 


A motivação da autora em escrever o livro “Self Coaching” surgiu quando começou a experenciar como coach os processos de coaching de vida e carreira de seus clientes, e identificou nuances e similaridades dos resultados bem-sucedidos dos clientes. Foi então que a autora, começou um profundo processo de reflexão sobre questões como: “o que esses clientes enfrentarão diariamente assim que terminarem o processo de coaching”, “como eles deverão se sentir e agir assim que a vida lhes requerer novas aptidões e competências”?


A partir disso, engajou-se em contar uma história capaz de promover aprendizado para um novo olhar a respeito de competências internas da zona de excelência interior.


Portanto, sua obra, trata da história do amor de Cristo como pano de fundo e base para contextualizar com simplicidade e humildade valores internos universais, que indivíduos que buscarem por ser Coaches de si mesmos, saibam para poder escolher o caminho que os conduza no equilíbrio, paz interior e principalmente com um olhar mais humano e sustentável.


A autora, difunde a importância da atualização da mente, autoeducação, humildade, simplicidade, paciência, ética, questionamentos como essência do coaching, porém principalmente conduzindo a compreensão de que no coaching a resposta é a ação.  Lança em primeira mão, uma ferramenta inédita no coaching que é a roda da vida sustentável e fala das competências-chaves para desenvolvimento sustentável.


Coaching é uma palavra de origem inglesa que denomina pelo processo de estimular e desenvolver pessoas. O coaching evoluiu desde a Grécia antiga com os grandes filósofos, passando a combinar com sua essência contribuições vindas do budismo, Teoria da Gestalt, psicologia positiva, e mais tarde o evolutional coaching que reconhece a identidade como o nível neurológico mais importante para a transformação de si mesmo.


Durante o livro, a autora introduz o processo de coaching de forma progressiva e espiritualizada, através de exemplos, histórias, citações que combinadas provocam a autorreflexão. Mais para o final do livro, aborda a questão da identidade como forma de reconhecer os limites e ultrapassa-los com o questionamento “o que a vida lhe pede agora?”.


          O primeiro passo na marcha self coaching ou coach de si, deve-se ao fato de tratar a humildade, como uma característica humana primordial para dar e receber amor, exercer a compaixão, ser gentil, generoso, bondoso, praticar a aceitação e não ferir os sentimentos e coração dos seres humanos com palavras, gestos e atitude. Nossa sociedade tem estado na violação destes papéis, e por isso argumenta com críticas, se fazendo perceber a desigualdade entre nós seres humanos, como se fossemos uns melhores que os outros por quaisquer escolhas que façamos, e que principalmente estão a cerca do nosso bem primordial, a liberdade.


          Por outro lado, conforme o livro é desenrolado, os diversos “nós” que alguns dos leitores irão desatar e poderão ser esclarecidos através da compreensão, aceitação de sentimentos, humildade para reconhecer e pedir perdão por algum padrão de comportamento que ocorreu temporariamente porém não era um comportamento do eu interior verdadeiro, e que por isso não se sustentou dentro da alma pelos conflitos que causou, e portanto, sugere que um a um sejam desfeitos através da força da simplicidade, da humildade e do amor.


          Finalizando, verifica-se que todos nós seres humanos temos que lidar com dias ruins em algum momento de nossas vidas, afinal nos preocupamos muito com algumas coisas que acabam não sendo verdadeiramente importantes para nossas vidas. Aprender sobre essas questões equivale a nossa ascensão para uma sociedade mais justa.


 


IV)            RESENHA


 


Depois de adentrar neste universo onde o conhecimento de si proporciona um grau mais elevado de valores convertendo-os em zona de excelência interior, percebe-se que a natureza humana é capaz de adentrar em zonas excelentes, exigindo para isso a transformação do coração.


Além do seu crescimento natural como indivíduo, os leitores poderão perceber mudanças de comportamento, atitude que podem ser consequência da transformação do coração através deste caminho profundo e livre. Reforça o quanto a gentileza no olhar e principalmente no trato provoca a resolução de todos os problemas enfrentados com dignidade ao ser humano.


 


V)              REFERENCIA


 


Utilizou-se como referência a interpretação analítica, especialmente dos conceitos desenvolvidos por Priscila sobre humildade, simplicidade, e amor na prática do “self coaching”.


 


VI)            INDICAÇÕES


Esta obra apresenta especial interesse para desenvolvimento humano e profissional, coaching, saúde e bem-estar, estudantes universitários, pais e mestres, pesquisadores dos meios pedagógicos, de coaching, psicologia e assistência social. E todo aquele que se sentir chamado a ler sobre autoconhecimento.



Compartilhe



JÁ ESTÁ SAINDO?

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba conteúdos a respeito de autoconhecimento e desenvolvimento humano para ajudar você para ir para esse próximo nível.